domingo, 30 de março de 2014

Como funciona o trânsito na Alemanha




O trânsito na Alemanha se difere bastante ao compararmos com o Brasil. Na Alemanha, existe realmente o respeito com o pedestre e com as bicicletas, coisa que infelizmente no nosso Brasil, na maioria das vezes, não funciona assim.


O pensamento de não ser agressivo e respeitar os outros meios de transporte, até mesmo os ônibus, começa já nas auto-escolas e também nas escolas, onde as crianças tem aulas de "como andar de bicicleta" e já aprendem as regras de trânsito. Dirigir, tem que ser relaxado, e cabeça fria.

As principais diferenças são as seguintes:

Num cruzamento, quem vira a esquerda ou direita tem que assumir o lado e ir até o final. O que quero dizer, é que se você pegar por engano uma direção, não poderá de repente mudar de ideia na frente do semáforo. O correto é continuar e fazer o próximo retorno. E funciona, não vejo ninguém tentando consertar um erro dessa maneira.

No cruzamento ainda, se você for virar a esquerda, antes tem que dar preferência a quem vem de frente, é uma situação engraçada, parece que vai bater, mas não bate. E ao terminar de passar os carros, você então poderá dobrar a esquerda. Ao dobrar no cruzamento à direita, você dará preferência aos pedestres e às bicicletas, quando a luz amarela, a qual indica que pedestres podem estar atravessando a rua, estiver piscando.

Dê preferência aos carros do sentido oposto
Observe o amarelo piscando e dê preferência
aos veículos e aos pedestres e bicicletas 
Você pode cruzar

Para estacionar, tem sempre que observar se as placas permitem. Na rua, principalmente. Essa foi uma das placas mais difíceis de eu entender. Imagine a placa no sentido da rua. A seta de baixo indica que a partir desse ponto pra trás (ou pra frente) não pode estacionar. Se tiver seta também na parte de cima da placa, significa que a proibição se aplica também para o outro lado da rua.


Nos parques de estacionamento, você não pode se esquecer de pagar, tem que retirar o ticket. Você vai até a máquina e insere moedas, quanto mais moedas você inserir, mais tempo terá de permanência no parque de estacionamento. Coloque o ticket em cima do painel do carro, do lado do motorista, e estará tudo certo. Ao vencer o tempo de estacionamento, o correto é você tirar o carro da vaga e procurar outra, não simplesmente substituir o bilhete.



Existem locais de estacionamento na rua que não funcionam com ticket e sim somente com o disco de estacionamento. Gire o Disco até o horário que você chegou e coloque no painel, do lado do motorista. Estará especificado na placa onde o estacionamento for permitido, o tempo máximo que você poderá ficar lá estacionado. Não deixe passar do tempo permitido, porque a fiscalização é severa.

Estacione usando os Discos
de Estacionamento 
Disco de Estacionamento
Parques de estacionamentos cobertos e de shoppings funcionam praticamente iguais aos do Brasil. Você chega com o carro e retira o cartão, para pagar posteriormente. A diferença é que aqui você vai pagar em uma máquina (Kassenautomat) ao invés de pagar para um atendente. Para isso, é importante você ter sempre algumas moedas, ou então notas de baixo valor, ajudam bastante nesse momento.

Nos estacionamentos privados existem vagas especiais para mulheres, vagas para idosos e mulheres com crianças. As pessoas costumam não utilizar as vagas, se não pertencerem à essas categorias.

Uma prática que incomoda bastante a gente quando chegamos é o "olhar sobre os ombros" (Schulternblick). Antes de dobrar uma esquina, você deve olhar por cima dos ombros, como se olhasse no passageiro do banco de trás, na sua diagonal, para ver se não vem bicicleta. O espelho retrovisor oposto não é suficiente, pois os espelhos possuem os pontos cegos, e você pode causar um acidente. Mas com o tempo a gente se acostuma a fazer isso, e acaba fazendo também no Brasil.

A ré... Ao estacionar, também deve-se olhar para trás, não somente olhar pelo retrovisor, justamente pelo motivo dos pontos cegos. Alguém pode passar e você pode não ver, e causar um atropelamento.

Uma outra coisa que precisamos estar concentrados: é o semáforo que indica a permissão de passagem para quem segue em frente e para quem vira. Quer dizer que temos "2 semáforos em 1", onde podemos ter cores diferentes simultaneamente - o vermelho e o verde (conforme foto abaixo). Se você for virar, se concentre, veja se está mesmo da cor que você acha que está vendo. Passar num semáforo desses no vermelho, além de ser suspenso, pode causar um acidente horrível, pois os carros vem um de frente com o outro.


Se você dirige atrás de um ônibus, e ele para no ponto, você pode passar ao lado com cuidado com os pedestres. No caso de você se aproximar do ônibus, e ele estar dando seta pra sair, você tem que dar preferência. Espere atrás do ônibus e uma vez que ele sair, você segue atrás.

Motocicletas não fazem corredor e utilizam a faixa inteira como se fossem carros mesmo. Veículos muito lentos podem andar no acostamento, bem como veículos a motor de menor potência.

Não precisa ter medo de dirigir na Alemanha. Comece devagar e se acostume com o trânsito aos poucos, principalmente com as bicicletas para todos os lados. Ande de bicicleta e pare para observar o comportamento tanto dos outros ciclistas, como dos motoristas. Andar de bicicleta também é um ótimo exercício para você aprender sobre o trânsito.

Continue lendo:


CARTEIRA DE MOTORISTA ALEMÃ (FÜHRERSCHEIN)
OS ALEMÃES E AS BICICLETAS (FAHRRAD)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...