quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como alugar uma casa na Alemanha



Para quem deseja morar na Alemanha, uma das principais providências é alugar uma casa. Para que a decisão seja tomada corretamente, existem alguns pontos que devem ser considerados.



Você gosta de morar perto do movimento do comércio ou prefere a calmaria? Vai depender do seu perfil, pois existem prós e contras nos dois lugares.
Eu pessoalmente, recomendo para quem acaba de se mudar para a Alemanha more perto de lugares movimentados, por vários motivos.

O principal deles é a adaptação com o novo ambiente e com o comércio, que é diferente do Brasil. Se você se mudar para um local afastado, num bairro residencial, acabará se sentindo sozinho(a). Além disso, as lojinhas são um prato cheio para se distrair e aprender muito sobre as novas ofertas de produtos que a partir de agora você passará a utilizar.

Os produtos utilizados no Brasil nem sempre estão disponíveis na Alemanha, mas a boa notícia é que cedo ou tarde acabamos nos acostumando a outras marcas, outro paladar, outros perfumes. E sempre, sempre encontraremos um substituto para aquele produto que não temos à mão.

Voltando à questão do aluguel, existem outros pontos a observar: você precisa conhecer um pouco a cidade. Quais são seus pontos de interesse? Você quer morar perto do trabalho, da Universidade? Lembrando que no centro, o valor do aluguel será mais elevado.

Ao procurar ajuda de imobiliárias, tenha sempre em mente que as casas nem sempre têm disponibilidade imediata. É normal que uma casa esteja anunciada e que esteja disponível em alguns meses.

Outro detalhe para atentar é a questão da vaga na garagem (se você for ter um carro). A opção ideal é buscar uma casa onde a vaga da garagem seja coberta, já que a cobertura facilita na época de chuvas e neve, então se a garagem for coberta, você não precisará raspar a neve do carro.

Caso você escolha um apartamento, a presença do elevador é importante, tanto para fazer a mudança quanto para transportar compras e objetos no dia-a-dia. No entanto, esse conforto pode implicar em custos extras.

Os imóveis, ao serem disponibilizados para locação, podem vir com o jogo de cozinha ou não. Caso venha com o jogo de cozinha, é uma ótima notícia, pois estes móveis são extremamente caros para quem está começando.

Observar no contrato de locação ressalvas quanto a animais de estimação e crianças pequenas. Alguns proprietários não permitem crianças ou animais na casa ou apartamento, pois podem fazer barulho e incomodar os vizinhos.

O contrato de locação não necessariamente é válido por tempo limitado, como no Brasil (ex. 3 anos), também pode ser por tempo indeterminado.

Dentro do valor de locação do imóvel existe o Nebenkosten (custos extras), mas isso pode variar de acordo com o contrato. O Nebenkosten é normalmente composto por: seguro da casa, água e esgoto, energia do prédio (se for um apartamento por exemplo), coleta de lixo, elevador, síndico, aquecimento da casa, serviços de limpeza, seguro do prédio, TV a cabo, etc. O valor do Nebenkosten é atualizado anualmente.

Com base nos tópicos acima, você está pronto (a) para escolher o local da sua futura moradia!


Continue lendo:


COMO É A ALIMENTAÇÃO NA ALEMANHA
UTILIZE OS TRANSPORTES PÚBLICOS NA ALEMANHA

26 comentários:

  1. Valeu por compartilhar.
    Fiquei pensando... A energia elétrica, água, tv.. são cobradas junto com o aluguel? não depende de quanto vc gaste ou se tem assinatura para a tv?
    Abração Va.
    trico-croche-receitas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vá! A energia elétrica é cobrada separadamente e a água e a Tv a cabo junto com o aluguel. Se quiser fazer uma assinatura para a Tv (como a Sky) é cobrado separadamente. O valor da água é reajustado conforme seu consumo anual. Abraços!

      Excluir
  2. Quais dificuldade vc encontrou logo q chegou, alem da lingua
    Ps. Sou seu fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, muito obrigada pelo seu comentário! Além da língua, minha segunda maior dificuldade foi me acostumar com o frio porque cheguei no outono, e o inverno daquele ano foi um dos piores dos últimos tempos... Um ótimo dia!

      Excluir
    2. Olá. Já estou pesquisando a um tempinho, sobre ir morar, trabalhar, viver no exterior. Confesso que a maneira mais "fácil", digamos assim, é o Ciência sem Fronteiras. Gostaria que explicasse sobre modos, ir, ficar um tempo e trabalhar, as possibilidades de ir viver aí, principalmente na Alemanha. Grato.

      Excluir
    3. Olá Rayller! Tenho um post sobre como mudar para cá e tudo o que você precisa saber para se adaptar e começar uma vida neste país maravilhoso! Boa Sorte!

      Excluir
  3. Olá Juliana, tudo bom? Encontrei o seu blog por acaso e estou apaixonada. Estou começando a me preparar para morar na Alemanha daqui a dois anos, quando me formo. Vou começar o alemão, já estou providenciando uma conta bancária de um banco com agência tanto no Brasil, como ai na Alemanha. Notei que algumas coisas do que você postou são muito semelhantes como quando eu morei em Portugal.
    Como pretendo ir para fazer pós/mestrado, queria tentar trabalhar também. Vi suas dicas de como trabalhar e da documentação necessária, mas me ficou uma dúvida. No meu caso, já encontrei alguns escritórios que trabalham tanto para a Europa como para o Brasil, mas com sede na Alemanha. Ai, a contratação é apenas por agências ou eu posso livremente mandar um e-mail, com currículo, me oferecendo para um estágio, ou pra um trabalho temporário? Para daqui um ano, quero tentar um intercambio pelo DAAD, para já ir me localizando e me preparando para quando for fazer o LLM.
    Por favor, continue postando, que estarei sempre acompanhando.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela participação e pelos elogios! Você pode sim mandar um e-mail se candidatando diretamente para a empresa, não precisa ser necessariamente através de uma agência. Boa Sorte! Abraços!

      Excluir
  4. Olá Juliana. Parabéns pela iniciativa do blog.
    Estudo alemão há 3 anos e tenho o interesse em me mudar nos próximos anos para Alemanha. Para isso estou pesquisando tudo possível para fazer um bom planejamento (moradia, emprego, contas...)
    Seu blog caiu como uma luva às minhas necessidades.
    Parabéns de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila! Fico muito feliz que esteja gostando do meu trabalho! Boa sorte nos seus projetos! Abraços!

      Excluir
  5. Quando eu fizer meus 18 anos vou morar na alemanha hoje tenho 14 anos vou aprender alemao em quatro anos se deus quiser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação! Com certeza com preparação e determinação tudo é possível! Boa sorte!

      Excluir
  6. Boa noite Juliana... Pesquisando na internet sobre a cultura alemã, apareceu então seu blog. Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber o nível de dificuldade para uma pessoa começar uma vida na Alemanha, como por exemplo, encontrar empregos se é fácil ou não. Não tenho nenhuma experiência no exterior, mas tenho bastante afinidade com a cultura, pois trabalho a 7 anos em uma empresa alemã e estou estudando o idioma. Estou pensando seriamente deixar minha vida aqui no Brasil e tentar algo na Alemanha para adquirir experiência de vida e fluência no idioma. Tenho alguns conhecidos que estão morando na Alemanha, segundo eles a qualidade de vida é outra. Mas eu não tenho nenhum canal para tentar fazer isso e na verdade, não sei onde começar. Você sugere alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação! Encontrar trabalho em si não é difícil... Você só precisa fazer o reconhecimento do seu diploma. Comece com as agencias de emprego e sites... Boa Sorte!

      Excluir
  7. Oi Juliana, tudo bem?
    Eu gostaria de saber quanto custa em média uma casa simples, nem grande, nem pequena, não no centro, mas sendo em cidade grande, e gostaria de saber se o custo de vida na Alemanha, é mais barato que no Brasil. Grato. Abraço
    Meu nome é Cesar

    ResponderExcluir
  8. Oiii juliana tudo bem? Tenho 16 anos e sou torcedor fanatico do Borussia Dortmund e gostaria de morar la em Dortumund quando crescer..queria perguntar sem nao teria como vc publicar algo falando sobre a cidade etc?
    Seria possivel?
    Qualquer coisa me chama lá leonardo.henriquef@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo... Sim, tenho planos de escrever um post sobre Dortmund :-) Peço que aguarde!!! Abraços

      Excluir
  9. Qual seria o valor do aluguel ?

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana, tudo bem?
    Meu marido está indo a trabalho pela empresa e eu e minha filha de 3 meses iremos tb, lógico,rsrsrs. Porém ,nao falo inglês e muuuuito menos alemão. Estou morrendo de medo. Nunca sai do Brasil nem pra passear, então imagine minha angústia. Tenho medo de precisar de uma emergência e não saber falar nada. Aiiii q angustia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Informe-se bem antes de sair e tenha todos os telefones de emergência em mãos. Tudo dará certo. Boa Sorte!

      Excluir
  11. Bom dia

    Na Alemanha é possível uma mãe divorciada com um filho pode arrendar um apartamento só com um quarto? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia... Você precisaria verificar o contrato com o proprietário...

      Excluir
  12. olá Juliana,

    Tenho convite para trabalhar por três mêses na Alemanha todos os anos, e gostaria de saber se durante esse período de três meses, seria mais viavel alugar uma casa ou ficar hospedado em hotel? levando em consideração que iremos em família, três pessoas.

    Obrigado e parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliano... Existe a opção das casas de verão (Ferienwohnung) também. Teria que fazer uma cotação.Boa sorte!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...